Dressage

Dressage
Centro Hípico Crinus

O adestramento (em francês, dressage, derivada do verbo dresser, que significa "treinar"), também chamado "Ensino de competição", é uma das três modalidades equestres olímpicas, regulada pela Federação Equestre Internacional (FEI). O objetivo geral da dressage é auxiliar o cavalo a desenvolver, através de diversos exercícios, a capacidade de executar todos os seus movimentos naturais, tornando-o um animal flexível, calmo, atento ao cavaleiro e, portanto, agradável de se montar.

Nas lições avançadas de dressage, os alunos aprendem primeiro os exercícios do nível preliminar: algumas figuras do picadeiro, transições ascendentes e descendentes e paragens; desta forma, treinam as primeiras reprises dos concursos de ensino.

Nos níveis elementar até internacional, os alunos aprendem os exercícios mais elaborados do ensino, como por exemplo espádua a dentro, cedência à perna, ladear e passagens de mão a galope. Um dos cavalos da escola do Centro Hípico executa, para além das práticas elementares, os exercícios mais avançados, como por exemplo as passagens de mão aproximadas e as piruetas a galope.
dressage, Centro Hipico Crinus
Sabia que...
As origens da dressage encontram-se nos escritos de Xenofonte, da Grécia Antiga, que pregava o treinamento dos cavalos sem violência e seguindo sua movimentação natural.

Os animais que atingem um elevado  nível de treino devem dar a impressão de "flutuar" pela pista sem o auxílio do seu cavaleiro, com os movimentos mais complexos realizados sem esforço aparente. Por isso, a modalidade é muitas vezes conhecida como "Ballet Equino" ou "Ballet a cavalo".





Sem comentários:

Enviar um comentário