Hipoterapia


Hipoterapia
Centro Hípico Crinus
Uma das acções mais importantes que nos propomos a realizar, será a introdução da Hipoterapia.
Esta abordagem terapêutica é uma mais valia para pessoas com disfunções físicas e neurológicas (nomeadamente, com necessidades educativas especiais, entre eles deficientes físicos, atraso mental, autismo, entre muitas outras patologias).
O cavalo, a passo, produz movimentos tridimensionais que são similares aos padrões de marcha humana e que se encontram alterados nas crianças com problemas motores. O que posteriormente se traduz em benefícios a nível do sistema vestibular, controlo de movimento, consciência do espaço, dos tempos e muitas outras habilidades.
O ciclo completo do passo do cavalo desenvolve oscilações no corpo do animal que são emanadas ao corpo do paciente, promovendo movimentações articulares, contrações e relaxamento muscular, aumentando a coordenação motora e equilíbrio corporal.

Na Hipoterapia, consoante o nível e o controlo do paciente com o cavalo, pode-se trabalhar num picadeiro ao ar livre ou coberto.

Hipoterapia, Centro hipico Crinus

Montar a cavalo oferece benefícios devido à transmissão contínua de movimentos do cavalo ao cavaleiro, para além das qualidades da actividade enquanto desporto.

Hipoterapia, Crinus

Sem comentários:

Enviar um comentário