Obstáculos


Obstáculos
Centro Hípico Crinus

Para iniciar a aprendizagem da modalidade de obstáculos o aluno deve, em primeiro lugar, conseguir manter-se em vertical perto no cavalo, tanto a trote como a galope, elaborando as várias figuras do picadeiro. Depois aprende a passar varas no chão a trote e também a galope, antes de passar por cima dos primeiros obstáculos chamados cavaletes. Até este nível, as aulas encontram-se na categoria de iniciação aos obstáculos.
Equitação, obstaculos, Centro Hipico Crinus
Quando o aluno ganha segurança nos cavaletes, e de acordo com a opinião do instrutor, pode inscrever-se nas aulas mais avançadas, que decorrem várias vezes por semana e usam diversos tipos de obstáculos, tais como verticais, rias, tríplices, duplos, interdependências, etc., bem como percursos de oito a doze obstáculos.

salto de obstaculos, CH crinus


O que é a prova de saltos de obstáculos?

A prova de saltos de obstáculos é uma competição em que o conjunto cavaleiro - cavalo é julgado segundo várias condições num percurso, de obstáculos. 
 Estas provas têm por finalidade demonstrar pelo cavalo a franqueza, a potência, a obediência, a velocidade e o respeito pelo obstáculo ou prioritariamente, algumas destas características, e pelo cavaleiro a qualidade da sua equitação. Se o concorrente comete certas faltas, como derrube de obstáculos, desobediências, exceder o tempo concedido, etc., encorre em penalizações.

 Será vencedor da prova o concorrente que tiver menos penalizações, fizer o percurso mais rápido ou somar maior número de pontos, conforme o tipo da prova. Na modalidade de Saltos de Obstáculos, o conjunto cavalo/cavaleiro é examinado sobre um percurso de obstáculos, em várias condições.

objectivo é demonstrar a atitude do cavalo e a destreza do cavaleiro. Sempre que é cometido um erro (derrube de um obstáculo, recusa, excesso de tempo, erro de percurso, queda do cavalo e/ou do cavaleiro, ajuda não autorizada) o conjunto incorre numa penalidade. Existem diversos tipos de provas e, conforme o tipo de prova, vence aquele conjunto que comete o mínimo de penalidades, ou completa o percurso no tempo mais rápido, ou, nalguns casos, conquista o maior número de pontos. São inúmeros os tipos de provas existentes: Sem cronómetro, onde o tempo gasto a cumprir o percurso não é determinante para a classificação final, ao Cronómetro, em que a velocidade é determinante para a classificação final, com Barrage, em que os conjuntos em igualdade de pontos no 1º percurso, desempatam num percurso reduzido, com base nas penalizações e tempo, de Potência, um máximo de quatro barrages onde as dimensões dos obstáculos são sucessivamente aumentadas, Dificuldades progressivas, Estafetas e muitas outras.
Hoje em dia, a nível nacional os Concursos de Saltos de Obstáculos (CSO's), dividem-se em Concursos de Saltos Nacionais de categoria A (CSN A) de 1* e 2*, de categoria B (CSN B) e de categoria C (CSN C) e Festivais. A nível internacional existem os Concursos de Saltos Internacionais Oficiais (CSIO) e os Concursos de Saltos Internacionais de categoria 5* (CSI*****). até à categoria 1* (CSI1*). Fonte: FEP

Sem comentários:

Enviar um comentário